Conservadora BH || Vantagens de terceirizar a mão de obra em condomínios
Blog

Vantagens de terceirizar a mão de obra em condomínios

Vantagens de terceirizar a mão de obra em condomínios

Quanto maior um condomínio, maior é o número de funcionários trabalhando nele. Porteiros, faxineiros, seguranças, jardineiros, ascensoristas, etc. É necessário o trabalho de muitas pessoas para que o condomínio e os condôminos contem sempre com segurança e bem-estar e para que os funcionários não fiquem sobrecarregados e acumulem funções.

A responsabilidade da gestão de pessoal e recursos humanos geralmente fica a cargo do síndico. E muito trabalho: o síndico precisa abrir processos seletivos, triar os candidatos, escolher as pessoas, contratar e lidar com todos os trâmites e documentos necessários, além de gerenciar o trabalho de todos os colaboradores.

A melhor solução é terceirizar a mão de obra em condomínios, dessa forma o síndico consegue focar em outras questões. Basicamente, terceirizar significa deixar com outra empresa a responsabilidade pela contratação e gestão de funcionários.

A terceirização de mão de obra em condomínios já era uma prática comum e permitida, mas com a regularização para todas as áreas pela lei nº 13.429/2017, se tornou ainda mais popular.

Mas quais são as vantagens da terceirização

Optar pela terceirização acaba livrando o condomínio de ter um enorme trabalho com os processos de seleção e contratação. A empresa contratada pelo síndico cuida desses processos e assume a obrigação de lidar com os salários, folhas de pagamentos, demissões, encargos trabalhistas e socias como INSS e FGTS, etc.

Os benefícios dos funcionários, como vales transporte e alimentação, férias e 13º salário também passam a ser responsabilidades da empresa contratada, assim como uniformes e, muitas vezes, os materiais de limpeza utilizados pela equipe de faxina.

O síndico não precisa se preocupar em montar e estabelecer horários. A empresa já oferece uma escala de trabalho para o condomínio pensada de acordo com a necessidade do local.

Sem contar os treinamentos, que muitas vezes são essenciais para que os funcionários prestem um bom trabalho. Esse item inclusive, é uma das principais vantagens de optar pela terceirização, pois ela garante a reciclagem e requalificação dos funcionários com treinamentos constantes.

Tudo isso fica a cargo da empresa terceirizada, que assume esse compromisso para o condomínio, observando todas as obrigações trabalhistas.

Quais cuidados tomar?

Mas atenção, antes de contratar uma empresa que ofereça os serviços mão de obra de terceirizada para condomínios, é indicado tomar alguns cuidados. Os principais são:

– Se a empresa cumpre com todas as obrigações trabalhistas. Isso é essencial, pois no caso de algum processo junto à Justiça do Trabalho, mesmo que o condomínio não seja totalmente responsabilizado, a possibilidade de ajuizamento de ação judicial não é completamente excluída.

– Verifique também se a empresa trabalha com funcionários “plantonistas”, que fiquem de prontidão em caso de faltas para substituir o funcionário escalado. Isso é importante para ter a certeza de que o condomínio nunca irá “ficar na mão”.

– Busque referências. Procure saber sobre a experiência de outros condomínios com empresas terceirizadas. Converse com outros síndicos e busque o máximo de opiniões possível para poder tomar sua decisão com base na empresa mais indicada.

Achou interessante a possibilidade de terceirizar a mão de obra em seu condomínio? A Administradora e Conservadora Semper Fidélis conta com esse serviço. Oferecemos serviços personalizados de portaria e limpeza. Entre em contato com a gente e peça um orçamento.

Conheça mais sobre nós