Conservadora BH || Serviços || Participação em Assembleias de Condomínio
Serviços

Participação em Assembleias de Condomínio

Participação em Assembleias de Condomínio

As assembleias condominiais são regulamentadas pelo Código Civil Brasileiro e são essenciais para o bom andamento do condomínio. São uma forma das decisões administrativas não se concentrarem todas apenas na figura do síndico e as vozes dos condôminos serem ouvidas.

Qual a importância das assembleias de condomínio?

É nas assembleias que são discutidas inúmeras questões de suma importância sobre o condomínio. O síndico muitas vezes acaba ficando sobrecarregado com tantas demandas e com a obrigação de ter noção sobre todas essas áreas. Nós o orientamos em todas as pautas que ele deve levantar e sobre tudo que precisa ser tratado com os condôminos

Como a Semper Fidélis pode te ajudar?

A participação da Administradora e Conservadora Semper Fidélis nas assembleias do condomínio tem a função de auxiliar e orientar o síndico em todas as questões que podem surgir. Isso é muito proveitosa, pois possuímos todo o conhecimento técnico, jurídico e contábil necessário que acaba sendo necessário.

A primeira dica é sobre a convocação que deve ser ostensiva e feita com um bom tempo de antecedência para que todos os condôminos fiquem cientes da data e possam se preparar para comparecer.

O ideal é que o edital de convocação seja afixado nas áreas comuns para que o máximo de pessoas o vejam e que ele contenha todas as pautas que serão tratadas. Envie e-mails com a convocatória e, sempre que possível, faça convites pessoalmente aos condôminos. Todas essas medidas oficializam o chamado e aumentam as chances de uma maior participação.

Uma das orientações que fornecemos previamente às assembleias é quanto ao número de pautas, que não deve ser muito grande para que as reuniões não se tornem muito longas. Isso é necessário para que os condôminos não sejam afastados das assembleias por acharem que é perda de tempo.

Assembleias mais curtas também impendem que o foco seja perdido e que temas distantes sejam tratados. Orientamos que um tempo mínimo e um tempo máximo seja estipulado e que não o exceder seja sempre uma meta.

Insista na importância do comparecimento às congregações. Explique para os condôminos que esse é o melhor momento que eles possuem para expor suas ideias, reclamações e sugestões, além de votarem nas pautas propostas. Caso não compareçam, essas questões são decididas por outras pessoas e suas vozes não são ouvidas.

Outra dica é que as assembleias não sejam convocadas em alguns dias específicos, como feriados e vésperas, pois além da probabilidade maior de os condôminos estarem viajando, eles preferem descansar do que participar desse tipo de compromisso.

Essas são medidas para aumentar a presença das pessoas nas reuniões, uma grande dificuldade enfrentada pelos síndicos. Os condôminos geralmente estão desinteressados em participar das assembleias por não compreenderem a importância desse compromisso. Uma quantidade maior de pessoas torna os debates mais ricos e produtivos e as decisões tomadas acabam sendo mais precisas.

Conte com a Conservadora e Administradora Semper Fidélis para auxiliar na participação das assembleias de condomínio e tenha a garantia de que todo o processo será amparado por nossos profissionais e de que as pautas serão tratadas da melhor forma possível.

Conheça mais sobre nós