Conservadora BH || Serviços || Demissão
Serviços

Demissão

Demissão

A demissão de funcionários muitas vezes pode ser uma questão bastante complicada. Um condomínio geralmente conta com o trabalho e colaboração de várias pessoas: faxineiros, porteiros, recepcionistas, ascensoristas, manobristas e a lista segue.

A maioria dos lugares sempre trabalha para a retenção das melhores pessoas, mas muitas vezes, por inúmeros motivos, a demissão se faz necessária. Seja porque o funcionário pediu o desligamento, seja porque o condomínio já não acha mais que o trabalho da pessoa combina com o “fit” da empresa.  Como proceder nesses casos?

Saiba que é totalmente possível suavizar esse tipo de processo, tornando-o mais humanizado e evitando qualquer tipo de ação inapropriada. Não é incomum que demissões em condomínios acabem se tornando casos traumáticos que envolvam a Justiça.

A Semper Fidélis cuida disso para você

Na maioria das vezes isso ocorre porque as pessoas responsáveis pela demissão não possuem o conhecimento necessário para lidar com situação, desconhecendo as leis trabalhistas, não tendo o “tato” para lidar com pessoas ou até mesmo agindo de má (lembrando que isso pode acontecer de ambos os lados).

O síndico é o grande responsável pela gestão de pessoas do condomínio, isso significa que ele é o encarregado tanto pela admissão quanto pela demissão de funcionários. Mas nada impede que ele tenha o auxílio de especialistas no assunto, já que suas funções já são tantas.

A Administradora e Conservadora Semper Fidélis está 100% preparada para ajudar com essa tarefa tão delicada. Nossa equipe de consultora jurídica possui todo o conhecimento necessário acerca das leis trabalhistas que regem processos de admissão e demissão. Dessa forma, tanto os condomínios se sentem resguardados e tranquilos, sabendo que todos os direitos e deveres são cumpridos.

Um bom exemplo de como a Semper Fidélis pode te ajudar em casos de processos de demissão são as mudanças na lei trabalhista, que também acabam refletindo na administração condominial.  A nova lei prevê demissão por acordo, por exemplo.

Dessa forma, o funcionário pode negociar com o condomínio alguns termos de seu desligamento, como o recebimento de parte da multa do FGTS.

Antes de tudo, os contratos devem ser muito bem elaborados para que não gerem brechas que possam se tornar problemas no momento da demissão. Vamos te ajudar com isso, redigindo contratos claros para todas as partes e também examinando os contratos já prontos. Assim, quando for necessária a demissão, tudo estará em ordem e o risco de problemas decorrentes disso é minimizado.

Também orientamos quanto à quais atitudes são passíveis de causar uma demissão por justa causa e o que não é.

Outro ponto em que atuaremos é na avaliação de possíveis multas e seus valores, para que os prejuízos financeiros sejam evitados. Também cuidamos para que toda a documentação relativa à demissão de funcionários seja feita corretamente, contando com todas as assinaturas necessárias, por exemplo.

Lembre-se que por trás do processo de demissão existem seres humanos, e nossa consultoria conta com, além de ótimos especialistas, profissionais extremamente humanizados. Entre em contato com a Semper Fidélis e saiba mais sobre como podemos te auxiliar nos processos de demissão de seu condomínio.

Conheça mais sobre nós