Conservadora BH || Segurança Patrimonial
Blog

Segurança Patrimonial

Segurança Patrimonial

Você sabe o que é segurança patrimonial? Bom, se não, vamos te explicar melhor sobre o conceito e ampliar suas noções de serviços de portaria, segurança eletrônica e administração de condomínio.

Muitas vezes contratamos serviços de segurança patrimonial, principalmente de forma terceirizada, como ao contratar uma conservadora, e não entendemos o papel importante desse serviço em nossas vidas.

Acompanhe o artigo para entender como ela funciona e como as empresas deste ramo atuam.

O que é segurança Patrimonial?

Primeiro vamos entender o que é patrimônio. O patrimônio corresponde a bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa. Eles podem ser físicos ou intelectuais.

Portanto, segurança de patrimônio é aquela que presta serviço protegendo empresas, residências e etc., de forma a assegurar que bens de valor não sejam violados.

Em termos mais simples, são serviços de fiscalização em portarias, limpeza (o que conserva a durabilidade, principalmente, de bens imobiliários). Tudo para reduzir danos e prejuízos para o conjunto que se encaixa nesse conceito.

Podemos entender como danos, situações que acometem perdas materiais, como incêndios, acidentes, furtos e roubos.

Mas não é a única situação em que o patrimônio é violado, existem também as chamadas “interferências”, que são ações que dão prejuízos financeiros, como espionagem, roubo de informações privilegiadas.

E as perturbações, que são situações que interrompem, ameaçam ou alteram as atividades do local. Todas elas podem gerar perdas financeiras.

Quando resguardados, os patrimônios estão sobre a proteção da segurança patrimonial. E,  todo e qualquer segmento da indústria, comércio ou habitação pode contar com o auxílio dos serviços atribuídos por ela.

É uma questão cotidiana, presente na vida de muitas pessoas, já que é comum buscarmos por proteção, tanto para garantir nosso bem-estar, tanto para proteger aquilo que possuímos, como uma casa ou empresa.

Empresas de segurança patrimonial: como funcionam?

As empresas de segurança patrimonial são as que oferecem serviços de segurança, ou que conservam o ambiente de forma que se mantenha bem cuidado.

Elas são empresas de segurança, que contam com portarias (eletrônicas ou que contam com profissionais especializados. Empresas de limpeza, seguro contra acidentes, entre outros.

Estas atividades, são consideradas legislativamente como atividades de segurança privada. E, elas são asseguradas por meio de alvará de funcionamento.

O papel que elas desempenham é prevenir contra possíveis acidentes que possam danificar o patrimônio, administrar o acesso de pessoas, como em caso de condomínios, para que os moradores sempre estejam seguros e intervir, caso tenha alguma ameaça contra o bom funcionamento das coisas.

Trata-se então de um conjunto de práticas que previnem e, se for necessário, atuam para que os bens não sejam violados. Nesses caso, inclusive, preserva a seguranças das pessoas naqueles ambientes.

Empresas, condomínios e residenciais, precisam muito de segurança patrimonial, já que, infelizmente, ações negativas acontecem e interferem nos negócios e até mesmo, no bem-estar físico das pessoas.

Bom, agora que você já sabe do que se trata e conhece os recursos para se prevenir contra acidentes e tragédias, não deixe de investir em segurança qualificada. Afinal de contas, conservar e precaver é melhor do que arcar com grandes prejuízos.

Conheça mais sobre nós